Como ativar SSL (https) no Blogger para domínio personalizado

Originalmente desenvolvido pela Netscape em 1994, o SSL é uma tecnologia usada para o tráfego seguro pela internet, servindo através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web conectado.

site seguro - Ativar SSL no Blogger

O SSL garante uma transmissão de dados sigilosa e anônima. Os navegadores atuais utilizam um ícone de cadeado no canto esquerdo da barra de endereço para indicar que um site acessado é seguro.

A ativação do SSL no Blogger para domínio próprio personalizado é fácil e gratuita. Os blogs/sites que não tem um domínio próprio já iniciam por padrão com a configuração ativa. No entanto, os blogs com domínio personalizado (ex. seusite.com), precisam ativar através do Draft do Blogger (por enquanto).

Passo a passo para ativar o SSL no Blogger

  1. Acesse o Blogger (entre na sua conta) pelo Draft (draft.blogger.com);
  2. No menu esquerdo do Blogger vá em Configurações ou Definições > Básico;
  3. Selecione "Sim" em "Disponibilidade de HTTPS", pode levar alguns minutos para o Blogger disponibilizar a próxima etapa, aguarde um instante e atualize a página;
  4. Selecione "Sim" em "Redirecionamento de HTTPS", aguarde alguns minutos e confira seu site que provavelmente estará ativo.
PRONTO! O Blogger fará todo o redirecionamento automaticamente para você.

imagem ilustrativa de site com SSL ativo
Ao ativar a Disponibilidade de HTTPS, você permite que os visitantes vejam o seu blog/site através de uma ligação encriptada.

Por que é importante ativar o SSL para um domínio

O SSL é um protocolo de segurança, então é mais seguro para o usuário navegar pelo site com esse protocolo ativo e, além de transmitir mais segurança, o Google vem dando prioridade nos resultados das buscas para sites que tem o SSL ativo, pois é uma questão de segurança no geral para a web.

Seu blog já tem o SSL ativo? Diga ai nos comentários 💬

Comentários

  1. Lembrando que em alguns serviços de hospedagem de sites com domínio, a ativação desse recurso é um serviço extra pago. Mas, para quem usa o Blogger pode ativar o SSL de graça ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Boa tarde. Depois que ativei a opção HTTPS no blogger, minha renda do Adsense caiu 90%. Parece que o Adsense não está contabilizando as visualizações do meu blog. Você pode informar sobre esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😮 Nossa! Realmente foi uma grande perda de receita sua.

      Analisei as configurações do AdSense na questão de add site e a URL que pede é apenas "exemplo.com" logo o HTTPS ou HTTP não entram ai, entretanto, tem o código do google verificador do site que faz a verificação para ativar. Para seu site não contabilizar cliques/interações em anúncios, o mesmo teria que está desativado.
      🤔 Do contrário, pode ter sido outro motivo, como por exemplo: as mudanças no YouTube se você tiver canal que não atendem mais as especificações de monetizações ou ainda erros na verificação do site.

      As regras do AdSense mudam com o tempo, pode ser que os anuncios que aparecem no seu site simplesmente não estejam sendo relevantes para seu público 😐

      Excluir
  3. Será que o tráfego orgânico e ganhos no Adsense podem cair com essa mudança?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, mudanças sempre podem desestabilizar algumas coisas e essa mudança para um protocolo de segurança na web não deveria ter perdas e sim ganhos!
      Entretanto, em um dos meus sites verifiquei que o botão de curtidas das postagens individuais zerou, isso mesmo, as dezenas ou até centenas de curtidas zeraram, mas, isso não quer dizer que perdi as curtidas pois quando desativei o protocolo elas voltaram a aparecer. Essa verificação me fez entender que, serviços de terceiros de contadores e/ou "Estatísticas" que usam a URL completa do seu site, exemplo: http://seusite.com ao ativar o SSL ficando https://seusite.com se o serviço em questão não estiver programado para satisfazer essa mudança, poderá zerar as Estatísticas, como ocorreu no meu caso, logo, podemos presumir que em alguns casos haveria perdas no tráfico orgânico, pelo menos a principio.
      Mas, com o tempo a tendência é aumentar, já que praticamente o SSL HTTPS estar tornando-se uma exigência de motores de buscas como o Google.
      Quanto a questão do AdSense e a perda de ganhos, não acho que tenha relação direta com a ativação do HTTPS, visto que ele não usa a URL completa e tem ainda o código verificador implantado dentro do site e o Google gosta de sites seguros.

      Espero ter ajudado a esclarecer algo. VALEU! 🙂

      Excluir
  4. "Agora o HTTPS está disponível para domínios personalizados no seu blog. Para testá-lo, acesse as configurações de HTTPS." O Blogger disponibilizou o SSL para todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, os comentários publicados aqui por você são moderados e liberados em seguida. Vamos aproveitar esse espaço para agregar valor. Desde já agradecido pelo tempo disponibilizado para comentar no Amarino Blogger. VALEU!

MAIS VISUALIZADAS

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

Os melhores blogs da plataforma Blogger