Como ativar SSL (https) no Blogger para domínio personalizado

Originalmente desenvolvido pela Netscape em 1994, o SSL é uma tecnologia usada para o tráfego seguro pela internet, servindo através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web conectado.

site seguro - Ativar SSL no Blogger

O SSL garante uma transmissão de dados sigilosa e anônima. Os navegadores atuais utilizam um ícone de cadeado no canto esquerdo da barra de endereço para indicar que um site acessado é seguro.

A ativação do SSL no Blogger para domínio próprio personalizado é fácil e gratuita. Os blogs/sites que não tem um domínio próprio já iniciam por padrão com a configuração ativa. No entanto, os blogs com domínio personalizado (ex. seusite.com), precisam ativar através do Draft do Blogger (por enquanto).

Passo a passo para ativar o SSL no Blogger

  1. Acesse o Blogger (entre na sua conta) pelo Draft (draft.blogger.com);
  2. No menu esquerdo do Blogger vá em Configurações ou Definições > Básico;
  3. Selecione "Sim" em "Disponibilidade de HTTPS", pode levar alguns minutos para o Blogger disponibilizar a próxima etapa, aguarde um instante e atualize a página;
  4. Selecione "Sim" em "Redirecionamento de HTTPS", aguarde alguns minutos e confira seu site que provavelmente estará ativo.
PRONTO! O Blogger fará todo o redirecionamento automaticamente para você.

imagem ilustrativa de site com SSL ativo
Ao ativar a Disponibilidade de HTTPS, você permite que os visitantes vejam o seu blog/site através de uma ligação encriptada.

Por que é importante ativar o SSL para um domínio

O SSL é um protocolo de segurança, então é mais seguro para o usuário navegar pelo site com esse protocolo ativo e, além de transmitir mais segurança, o Google vem dando prioridade nos resultados das buscas para sites que tem o SSL ativo, pois é uma questão de segurança no geral para a web.

Seu blog já tem o SSL ativo? Diga ai nos comentários 💬

Comentários

  1. Lembrando que em alguns serviços de hospedagem de sites com domínio, a ativação desse recurso é um serviço extra pago. Mas, para quem usa o Blogger pode ativar o SSL de graça ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, os comentários publicados aqui por você são moderados e liberados em seguida. Vamos aproveitar esse espaço para agregar valor. Desde já agradecido pelo tempo disponibilizado para comentar no Amarino Blogger. VALEU!

MAIS VISUALIZADAS

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

Os melhores blogs da plataforma Blogger