Smartphone ajuda a combater o estresse

Fazendo uma pesquisa rápida no Google, é possível encontrar mil e uma maneiras de combater o estresse: há alimentos que ajudam a desacelerar o organismo, massagens relaxantes, yoga, ginástica e afins. O difícil é conseguir arranjar tempo para encaixar todos esses hábitos saudáveis na correria do dia a dia.

Alguns estudos recentes, como o realizado pela Universidade de Gothenburg, na Suécia, aponta a tecnologia como um dos principais fatores estressantes na rotina de uma pessoa adulta. No entanto, por que não fazer uso da tecnologia para ter uma vida mais saudável, mesmo num ritmo frenético de trabalho ou estudos? Uma tendência muito popular entre donos de telefones celulares smartphones são os aplicativos de relaxamento e meditação. Isso mesmo, você não leu errado: é possível utilizar o seu BlackBerry, Adroid ou iOS para viver uma vida menos estressante e enfim, relaxar.

Um dos aplicativos mais populares do momento no quesito meditação high-tech é o Headspace. O aplicativo, que também tem sua versão para website, têm uma abordagem mais científica e menos zen sobre a meditação, simplificando e desmistificando a ideia de que meditar é coisa de hippie. Andy Puddicombe, tido como o ‘guru’ da meditação na Grã-Bretanha e queridinho das celebridades, prega que em apenas 10 minutos de meditação diária, utilizando seu app, é possível ter uma vida mais feliz e saudável. Isso porque o segredo, segundo Andy, não é criar uma sensação de calma, mas apenas relaxar e esvaziar a cabeça. “Enquanto que o estresse deixa o corpo alerta para um possível ataque, desregulando todo o organismo, os exercícios de meditação fazem justamente o contrário, ativando o relaxamento e possibilitando que você tenha o controle da situação”, explica o guru em seu website.

No website, usuários podem assistir a animações e vídeos de Andy, que fazem parte do programa ‘Take 10”. São 10 dias gratuitos com sessões diárias de 10 minutos cada. Após este período, usuários podem adquirir uma assinatura para poderem continuar a acessar as sessões de meditação criadas pelo guru.

Outros aplicativos para smartphone não tão famosos como o Headspace também prometem ajudar a combater o estresse ‘on-the-go’: o The Mindfulness App envia lembretes e alertas para te lembrar de parar o que está fazendo e meditar. Já o Smiling Mind é um aplicativo de meditação mais focado para o publico teen. Criado por um time de psicólogos, o app oferece programas desenvolvidos para crianças de 7 a 11 anos, e até para adultos.
Guest post: 
Por Paula Zanardi

E você, o que acha dessa tendência de meditação high-tech pelo celular?

Comentários

MAIS VISUALIZADAS

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

Os melhores blogs da plataforma Blogger