A importância da metatag para o SEO

A importância da metatag para o SEO

Entender e otimizar sites é um processo que sem dúvida nenhuma gera várias análises e muito “pano pra manga”, isso porque SEO não é apenas um técnica, e sim um conjunto destas técnicas que precisamos nos atentar para garantir a relevância do conteúdo colocado na internet. Algumas mais, outras menos importante, mas todas sem dúvida alguma, bastante usual e necessária.

Portanto engana-se quem acha que utilizar uma ou outra irá fazer toda a diferença para seu site, do mesmo modo que acreditar ser possível usar todas pode ser considerado utopia; isso porque o Google utiliza atualmente cerca de mais de 250 variáveis para determinar os resultados de uma busca realizada, e neste post vamos falar de uma delas: As METATAGS.

O QUE SÃO META TAGS


Elas são um comando utilizado no código fonte da página que tem como uma de suas funções informar o responsável pelo desenvolvimento da pagina, quais as páginas do site devem ser indexadas, bem como a descrição da página que deverá ser exibida (informação útil para os sites de busca).

Para visualizar a meta tag de um site é bem simples: Clique com o botão direito em qualquer área dentro da pagina, selecione “Exibir codigo fonte da página”, em seguida utilize Ctrl+F para encontrar <meta ou <title, através deste comando é possível ver como as metatags da pagina foram especificados.

Vejamos quais as meta tags de maior relevância para SEO:

Meta description

Ou meta descrição: é ela quem vai apresentar aos sites de busca a descrição sobre aquela determinada pagina (a meta description é aquele texto apresentado logo abaixo do link de paginas quando fazemos uma pesquisa no Google). Ela deve ser motivadora para que o usuário tenha interesse na página e deverá conter no máximo 160 caracteres, pois acima disso não será apresentada por inteiro.

Meta Keywords

É usada para definição das palavras chaves que serão usadas em sua página, essa metatag é apresentada conforme: <meta name="keywords" content="x1,x2,x3">.

Meta Robots


Esta meta tag funciona como orientadora para os robôs dos mecanismos de busca; são elas que dirão a eles qual ação realizar ou não realizar em cada uma das páginas, sendo assim cada página deverá conter sua meta robots individualmente. Veja o que algumas delas podem dizer:

index: Orienta quanto a indexação de determinada pagina para que a mesma seja exibida nos resultados de busca
noindex: Tem função contraria ao índex, comumente as paginas não indexadas referem-se a intranets ou acesso d logins.
follow: Orienta para que os links daquela paginas sejam seguidos, estes links serão normalmente direcionamentos para outras páginas
nofollow: Tem função contrária a follow
nosnippet: Orienta para que não seja exibida a descrição da pagina nos resultados de busca
noimageindex: Orienta para que as imagens contidas na pagina não sejam indexadas.

As meta Robots pode ser apresentada como: <meta name="robots" content="index, follow">

COMO ASSEGURAR A EXATIDÃO DAS META TAGS


Para saber se a programação de sua meta tags está correta a melhor forma é a utilização do Google Webmaster tolls, através dele é possível ter acesso a uma relação de erros encontrados pelos robôs da Google e assim poder corrigi-las.

E aí, gostou de conhecer mais um pouco sobre meta tags? Não guarde esse novo conhecimento, use-o para mais sucesso de seu site na web.

O artigo que você leu é um Guest Post escrito por Adriano Luz, o mesmo é pós-graduado em Sistemas de Informação e Banco de dados, atualmente atua com consultoria em sistemas, SEO e marketing digital, e claro, também é blogueiro, autor no Afiliados na web. Esse é seu segundo Guest Post no Amarino Blogger: Como realizar uma otimização SEO On-page eficiente.

Leia também:

Comentários

MAIS VISUALIZADAS

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger

Blog profissional na plataforma Blogger