Como realizar uma otimização SEO On-page eficiente

O artigo a seguir é um Guest Post escrito por Adriano Luz, o mesmo é pós-graduado em Sistemas de Informação e Banco de dados, atualmente atua com consultoria em sistemas, SEO e marketing digital, e claro, também é blogueiro, autor no Afiliados na web.

Leia Mais: 

SEO - Otimização para motores de busca
SEO, Otimização para motores de busca.

Como realizar uma otimização SEO On-page eficiente

Otimização para mecanismos de busca (SEO) é o que cada vez mais bloggers e webmasters tem praticado como forma de elevar seu tráfego de seus projetos através de visita proveniente aos buscadores e, para falar verdade, poucos ainda realizam este tipo de prática de forma eficiente. Antes mesmo de apresentarmos algumas características importantes, é preciso estabelecer a diferença entre otimização on-page e otimização off-page.

On-page esta relacionado a tudo que realizamos dentro do conteúdo de nossas páginas, sendo títulos, tags, palavras-chave, tempo de carregamento, navegabilidade e outros. Já a otimização off-page, está relacionado a tudo que realizamos fora de nossos sites e blogs, em outras palavras, o link building e a forma que nossas páginas são referenciadas na Internet. Estabelecidas as diferenças, no artigo vou apresentar alguns quesitos importantes para serem analisados em uma otimização on-page.

 Título de páginas
O título das páginas é um dos principais, se não o principal, fator de rankeamento de páginas nos buscadores. Escolher um título relevante com seu texto e com as palavras-chave que estamos buscando nos resultados das buscas, pode fazer toda a diferença. Além disso, se a palavra-chave que desejamos estiver no inicio do título é mais importante ainda.

 URL das páginas 
Um outro aspecto importante além do titulo é a URL das nossas páginas. As palavras-chave que buscamos bom posicionamento para nossos artigos deve estar presente na URL para que tenha uma força ainda maior com os buscadores. Já vi em diversos blogs URLS como http://nomedoblog.com/p?=978. Este tipo de URL é muito menos eficiente do que por exemplo http://nomedoblog.com/ganhar-dinheiro. Portanto, tome cuidado sobre como esta a publicar suas URLS.

 Meta Tags
Escolher bem a description é muito importante para os resultados das buscas. Repare que o texto que é informado nesta área, é exibido nos resultados das buscas quando alguém realiza alguma pesquisa. Portanto, escrever um texto chamativo faz toda a diferença para atrair a atenção de quem esta realizando a busca, além de contar para um bom posicionamento nos resultados dos buscadores.

 Palavras-chave
Um outro aspecto importante para o sucesso junto aos buscadores é trabalhar bem as palavras-chave ao longo de seu texto. Analise as palavras-chave mais procuradas através da ferramenta do Google, o Keyword Tools, e foque a utilização delas em seu texto. Tome apenas cuidado para não exagerar e violar as guidelines dos buscadores cometendo o Keyword Stuffing.

Em resumo, estas quatro dicas são essenciais para quem deseja um bom posicionamento nos resultados de buscadores e obter tráfego em seus blogs.

Gostaria de agradecer ao Guilherme pela oportunidade de publicação de um Guest Post em seu blog, que é de excelente qualidade. Um abraço e até breve!

Comentários

  1. Ola Guilherme, tudo bem?

    Mais uma vez venho lhe agradecer pela oportunidade de publicar um guest post em seu blog.

    Parabéns pelo trabalho que realiza por aqui e desejo-lhe muito sucesso em 2013.

    Um abraço
    Adriano Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Adriano, e também pela colaboração no Amarino Blogger.

      Sucesso para nós!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, os comentários publicados aqui por você são moderados e liberados em seguida. Vamos aproveitar esse espaço para agregar valor. Desde já agradecido pelo tempo disponibilizado para comentar no Amarino Blogger. VALEU!

MAIS VISUALIZADAS

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

Os melhores blogs da plataforma Blogger