Duas Linguagens Web que os Blogueiros precisam aprender

Um blogueiro precisa saber escrever bem e com qualidade, mas isso não é linguagem web, isso é redação. Com relação as Linguagens Web, duas fazem parte constantemente do dia-a-dia dos blogueiro, alguns nem sabem disso, são as linguagens de hyper texto e marcação, HTML e CSS.

HTML e CSS

Quando usamos o editor de postagens do Blogger ou de qualquer outra plataforma de blogs, estamos usando HTML, que estaria se codificando a cada formatação realizada pelo editor (negrito, itálico, cores, links, tamanho da fonte, etc.). É claro que um editor facilita a vida de todos e nem precisamos saber HTML para tal formatação.

A necessidade começa quando precisamos mexer no código do blog, no layout ou modelo. Ficamos diante de um monte de caracteres e codificações estranhas e desconhecidas. Para alterar, personalizar um template de um blog, basta mexer em algumas linhas de códigos ou marcações, se não souber o que está fazendo poderá transformar completamente, parcialmente ou até excluir seu blog. Portanto, é extremamente recomendado que você procure aprender pelo menos o básico dessas duas linguagens web.

Algumas definições:

HTML
HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.

Todo documento HTML possui etiquetas (do inglês: tags), palavras entre parênteses angulares(< e >); essas etiquetas são os comandos de formatação da linguagem. Um elemento é formado por um nome de etiqueta (tag). Exemplo de um código HTML simples: <b>Conhecimento é poder.</b>. Este trecho equivale a Conhecimento é poder.

CSS
Sigla do inglês Cascading Style Sheet que em português foi traduzido para Folha de Estilo em Cascata. Essa linguagem também é HTML, ou seja, uma linguagem de marcação de hyper texto. A mesma nasceu de uma necessidade gerada pelo HTML, gerando padrões para estruturar o conteúdo do um documento web.

Exemplo: <span style="font-weight:bold;>Conhecimento é poder.</span> . Este trecho equivale a Conhecimento é poder.

No decorrer de sua vida de blogueiro e mais adiante quem sabe um blogueiro profissional, lhe será muito útil tal conhecimento para manipular ou personalizar seus próprios wedgets ou miniaplicações, ou ainda entender melhor as tutoriais que estão espalhadas pela Internet de novas miniaplicações para usar nos blogs.

Não esqueça: "Conhecimento é poder".

Comentários

  1. Realmente, Guilherme, as linguagens citadas são muito importantes para um blogueiro. Com conhecimentos básicos, já dá para realizar muita coisa por conta própria.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, os comentários publicados aqui por você são moderados e liberados em seguida. Vamos aproveitar esse espaço para agregar valor. Desde já agradecido pelo tempo disponibilizado para comentar no Amarino Blogger. VALEU!

MAIS VISUALIZADAS

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger

Blog profissional na plataforma Blogger