Blog profissional na plataforma Blogger

Blogger Profissional

A plataforma Blogger, também conhecida por Blogspot, é popular no mundo todo, um dos principais motivos da tal popularidade é por ser gratuita. No entanto, ter um blog profissional por aqui não é fácil, mas é possível, para isso basta usar algumas regras básicas.

O que é um Blog Profissional? 

“Um Blog Profissional é aquele que é encarado pelo seu administrador como mais que um hobby. Ele dedica um tempo considerável para administrá-lo, seja escrevendo artigos, pesquisando assuntos interessantes para seu nicho ou fazendo customização em seu template”. Esta é uma definição do Gustavo Freitas, retirada de um de seus e-Books (Como transformar seu blogspot em um blog profissional) que aborda justamente o assunto.

Como você pode notar, um blog profissional é encarado como um trabalho, e exige dedicação por parte do blogueiro. Mas antes de ter um Blog Profissional, você deve ser um Blogueiro Profissional, ou seja, a profissionalização começa pelo autor.

5 Regras básicas para deixar seu blogspot profissional

Registre um domínio - Livre-se do blogspot.com, registrando um domínio do tipo "seublog.com" ou "seublog.com.br" ou como preferir, com isso seu Blog já estará no caminho certo. Essa é uma regra extremamente importante.

Crie uma identidade visual - Um bom Layout, ou aparência do blog ajuda muito, crie uma marca ou logomarca exclusiva, selecione cores relacionadas com a temática que abordará, aparência personalizada e única são importantes.

Já mais use os modelos simples que tem disponíveis na plataforma de blog, pois será você e milhares de outras pessoas usando a mesma aparência.Se for o caso, contrate alguém para personalizar o seu template simples.

Produza conteúdo de qualidade - Produza conteúdo relevante e de qualidade para seu blog, não perca o foco e nem queira escrever de tudo um pouco. É melhor escrever tudo de um pouco e com qualidade do quê se perder num emaranhado de assuntos cujos quais você não domina.

Escolha um nicho ou categoria para atuar, seguindo uma linha de assunto para postar conteúdo relevantes. Isso criará valor para seu blog.

Monitore as estatísticas - Analise as estatísticas, pois assim saberá o que seus leitores estão lendo com mais frequência, e pesquisando. Com tais informações é possível chegar a um nicho especifico e atrair mais interatividade com o seu publico, conquistando-o cada vez mais.

Use o Google Analytics para monitorar as estatísticas do seu blog e leva-lo para outro nível. Divulgue números quando forem atrativos (1 MILHÃO, 10 mil curtidas e etc), isso cria mais persuasão para sua audiência e conquistar futuros leitores, além de ser uma peça de publicidade para divulgar seu trabalho como blogueiro.

Monetize seu trabalho - Ganhar dinheiro com seu blog está relacionado ao quanto você se dedica ao mesmo e de maneira profissional, não se engane, para ter um blog de sucesso envolve trabalho duro e dedicação ao projeto.

Existe algumas maneiras que os blogueiros usam para ganhar dinheiro, monetizar seus blogs. São elas: Venda de espaço através de banners; Afiliação a produtos ou serviços de terceiros e divulgando no blog; E anúncios com programas de afiliados.

Existe ainda outra categoria de monetização muito usada por blogueiros profissionais, é a venda de infoprodutos ou cursos online. Seja qual for a forma de monetização que escolher seguir, para ganhar dinheiro com blogs é preciso ter um Blog Profissional e ser um Problogger (Blogueiro profissional).

Lutadores lutam!
Professores ensinam.
Blogueiros? Eles tem um blog profissional.

Por enquanto, isso é o que tenho a lhe dizer. Com isso em mente seu Blog se tornará profissional, mesmo usando outras plataformas de blogs, as regras básicas acima serão úteis para seu projeto. Aliás, essa é a base para o sucesso de qualquer blog profissional.

Comentários

  1. muito bom seu artigo gostei muito espero sempre voltar abraço

    acesse: http://eletronicoglobal.khia.com.br/sualoja/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, os comentários publicados aqui por você são moderados e liberados em seguida. Vamos aproveitar esse espaço para agregar valor. Desde já agradecido pelo tempo disponibilizado para comentar no Amarino Blogger. VALEU!

MAIS VISUALIZADAS

Como excluir definitivamente o Navbar padrão do Blogger

NOVIDADE: novos modelos de templates responsivos para o Blogger